Esboços de Estudos/Mensagens

QUATRO COISAS QUE DEUS NÃO CONHECE    

Salmos 139

 Introdução: Uma das características de Deus é a Sua onisciência, ou seja, Ele é onisciente!   O conhecimento de Deus é chamado de onisciência, que significa que Seu saber é universal, abrangendo todas as coisas, todas as pessoas, e todos os acontecimentos.

 Mas você sabia que há algumas coisas que Deus não conhece?

I. Deus não conhece um pecado que ele não odeia.

A). Os Salmos descrevem a atitude de Deus para com o pecado.

1. Salmos 5:4-6 "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; o SENHOR abomina ao sanguinário e ao fraudulento;”.

2. Salmos 45:7 - "Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.

3. Provérbios 6:16-19“Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos

B). Deus odeia mesmo os "pequenos pecados" que às vezes achamos que são triviais.

1. Zacarias 8:17 - "nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR”

C. Que atitude, então, devemos ter para com o pecado?

1. Salmos 119:104, - "Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade”                                                      – v128 -  “Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade”.

2. Romanos 12:9 - "O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.

3. Salmos 101:3 - "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará”.

4. Provérbios 8:13 - "O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.

5.  I Coríntios 13:6 - "(amor) não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;”.

II. Deus não conhece um pecador que ele não ama.

A). Tão intensamente quanto Deus odeia o pecado, tão intensamente ama os pecadores que se rebelaram contra ele.

1. Ezequiel 33:11 - "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?"

2. João 3:16“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

B. Deus quer que todos aqueles que se afastaram do seu caminho, voltem e sejam salvos!

1. I Timóteo 2:3-4 "Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

2. II Pedro 3:9, 15 - "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a  julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,”

C). Dois textos que são o retrato do amor de Deus.                                                                                                                                                    1. O pastor e as ovelhas - Lucas 15:4-7                                                                                                                                                                          2. O pai amoroso - Lucas 15:20-24

D). Por isso, Deus enviou Seu Filho, para fornecer um meio para a salvação dos pecados.

1. Romanos 5:8 - "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

2.  I João 4:10 - "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados"

III. Deus não conhece nenhum método, além do evangelho, que pode salvar.

A. O Evangelho é o meio de salvação de Deus para toda a humanidade.

1. Romanos 1:16 - "Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”

B. É por meio desse evangelho que Deus oferece a salvação dos pecados e um relacionamento com Ele, na igreja.

1. Efésios 1:3-10, 20-23.......................................

C). Esse é o método de salvação, o sistema do Evangelho, que devemos permanecer fiéis, não afastar-se, e não alterar e modificar!

1. Gálatas 1:6-9.........................................

IV. Deus não conhece nenhum momento melhor do que agora para você se apresentar ao Evangelho.

A) Deus prometeu apenas uma oportunidade para a salvação - HOJE!  

 1. II Coríntios 6:2 - "porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação;"

2. Tiago 4:14 - "Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa"                                                                                                                                                                                                                         B). Os cristãos não devem ficar complacentes com sua salvação. Temos de trabalhar e ser fiel HOJE!

1. Romanos 13:11-14 "E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências".

2. João 9:4 - "É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

Conclusão: Se você é um pecador precisa perceber que Deus odeia o pecado, mas te ama tanto que Ele enviou Seu Filho para morrer por você.


 

COMO PRESTAR O MELHOR CULTO PARA DEUS

Texto Bíblico - Dai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade. I Crônicas 16.29

1. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GLORIFICAÇÃO
* Glorifique porque Ele é digno de toda adoração - Sl 29.2 Dai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.
* Glorifique porque Ele é autor da nossa salvação - Sl 96.2 Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
* Glorifique porque Ele é operador de maravilhas - I Rs 18.39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

2. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE ADORAÇÃO
* Adoremos ao Senhor com toda fervorosidade -. Salmos 138.1
Eu te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.
* Adoremos ao Senhor com toda espiritualidade – João 4.24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
* Adoremos ao Senhor com toda profundidade - Sl 19.14 Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!

3. CULTUAR A DEUS É UM ATO DE GRATIDÃO
* Agradeça porque Ele nos carrega de benefícios
- Sl 68.19 Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.
* Agradeça porque Ele nos guarda com livramentos - Sl 68.20 O nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem os livramentos da morte.
* Agradeça porque Ele cumpre as suas promessas - Tt 1.2 Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

===========================================================================================================

HIPOCRISIA  -   I Pd.2:1-4

Introdução.QUE É HIPOCRISIA?

1- Hipocrisia é o ato de fingir que se tenham qualidades, idéias ou sentimentos que na realidade                                                                                                    não se possui. O termo vem do Latim hyposrisis e Grego hypokrisis que significam ação de                                                                                                      desempenhar  um papel que na realidade não é, é daí que vem apalavra ator ou atriz.

 

I- CARACTERISTICAS DO HIPOCRITA
1- Saber representar,
2- Na frente é uma coisa e por traz outra
3- Seu foco é destruir pessoas e projetos  Pv.11:9,
4- O elogio é sempre seu cartão de visitas,
5- Suas conquistar são falsas - Jô.20:5,
6- Não terá salvação - Jô.13:16; 27:8,
7- Tem um fim triste - II SM.18:9,10,


II- TIPOS DE HIPOCRISIA NA BIBLIA
1- Na religião, sepulcros caiados - MT.23:27,
2- Nas relações cristãs, Absalão -  I SM.15:2-4,6.
3- Nas relações sociais, preocupa com o cisco no olho do vizinho e esquece-se do alqueire no próprio olho - MT.7:5,

III- PREJUIZOS DA HIPOCRISIA NA IGREJA
1- Pessoas inocentes são contaminadas - Gl.2:13,
2- Passa a viver uma vida falsa, aparência de bom, mas por  dentro  -MT.23:28,
3- Os sérios desanimam - II SM.15:30,
4- Cria um clima hostil na igreja, a alegria vai embora Sl.133:1,2

IV- COMO COMBATER O HIPOCRITA
1- Com as pessoas sinceras em ação -  Rm.12:17,
2- Não compartilhar com eles Lc.12:1-3, o crente sincero, liberto não se envolve com pessoas hipócritas,
3- A igreja estar avivada  At.13:7-12, nada e ninguém do mal resistem à operação sobrenatural do Espírito Santo na igreja.

Conclusão.
Vamos igreja tirar a hipocrisia primeiro de nossas vidas e depois da nossa igreja, pois só temos a ganhar com isto.

======================================================================================================

 A Esperança do Crente

      1Pedro 1.3

Introdução: A bem-aventurada esperança do crente é uma esperança viva, invisível, bendita e eterna, pele qual o cristão deve ansiar pelo aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo e nossa união com Ele por toda eternidade. (Jo 14.3).

Esperança Viva

1- A esperança da vida eterna. (Tt 1.2).

2- A esperança que não nos envergonha. (Rm 5.5).

3- A esperança da glória de Deus. (Rm 5.2).

4- A esperança a qual somos salvos. (Rm 8.24).

5- A esperança da justiça. (Gl 5.5).

6- A esperança do nosso chamado. (Ef 1.8; 4.4).

7- A esperança do evangelho. (Cl 1.23).

8- A esperança em nosso Senhor Jesus. (1Ts 1.3).

9- A esperança que vem através da graça. (2Ts 2.16).

10- A esperança na bem-aventurada volta de Cristo.(Tt  2.13).

11- A esperança que causa regozijo. (Hb 3.6).

12- A plena certeza da esperança. (Hb 6.11).

13- Essa esperança serve de âncora da alma. (Hb 6.19).

14- É melhor que a esperança própria do A. T. (Hb 7.19).

15- Esta firmada em Deus. (1Pe 1.21).

16- É razoável. (1Pe 3.15).

17- É purificadora. (1Jo 3.3). Conclusão: – “Pelo qual (Jesus) também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5.2). - “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.” (Tt 2.13).

=================================================== 

JESUS, ENTRA NA MINHA CASA
                Texto Bíblico: Lucas 19.2-10

    1. JESUS SEMPRE DÁ OPORTUNIDADE AO PECADOR - Lucas 19.2 .
    * Ele vai ao encontro dos que anseiam por Ele - Ezequiel 34.16 

    2. JESUS SEMPRE SE REVELA A QUEM O DESEJA VÊR -Luca 19.3 
    * Ele aguarda que almas escolham seu destino - Deuteronômio 11.26 

   3. JESUS SE AGRADA DE QUEM O BUSCA CONHECER - Lucas 19.4 
    * Ele se revela quando desejamos conhece-lo - Oséias 6.3 

    4. JESUS BUSCA O HOMEM TAL COM O BUSCAMOS - Lucas 19.5 
    * Ele chama o pecador para vir ao seu encontro - Tiago 4.8 

    5. JESUS RECEBE O PECADOR COM TODA ALEGRIA - Lucas 19.6 
    * Ele nos chama para desfrutarmos da sua companhia - Apocalipse 3.20 

    6. JESUS NUNCA IRÁ FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS - Lucas 19.7 
    * Ele aceita o pecador não importando a sua condição - Mateus 11.28 

    7. JESUS QUER A CONVERSÃO COM ARREPENDIMENTO - Lucas 19.8
   * Ele quer iniciar uma vida nova em nosso coração - Romanos 6.4.

   8. JESUS TEM DESEJO QUE TODO SER VENHA SE SALVAR - Lucas 19.9 
   * Ele garante que seus milagres são extensivos - Atos 16.31 

   9. JESUS VEIO TRAZER SALVAÇÃO A TODA ALMA PERDIDA - Lucas 9.10 
   * Ele não veio destruir o pecador e sim salva-lo - João 10.10 .

=============================================================================================================

BASTA APENAS UM TOQUE

Texto  Mateus 9:21

 

1.    COM JESUS NADA ESTÁ PERDIDO
·        Nunca deixe extinguir  a tua esperança – Mc 5.25 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
·        Nunca deixe escapar a tua oportunidade – Mc 5.26a… E que havia padecido muito com muitos médicos,
·        Nunca deixe afrouxar a tua perseveranca – Mc 5.26b.. e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;

2.    COM JESUS TUDO PODE OCORRER
·        Tenha percepção de como alcançar o milagre – Mc 5.27a… Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, 
·        Tenha estrategias de como alcançar o milagre – Mc 5.17b… e tocou na sua veste.
·        Tenha convicção de como alcançar o milagre - Mc 5.28 Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei

3.    COM JESUS LUTE PARA RECEBER
·      Busque todo esforço para chegar ao objetivo – Lc 8.44 Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.
·     Rompa toda barreira para chegar ao objetivo – Lc 8.45b… Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?
·        Vença toda timidez para chegar ao objetivo – Lc 8.47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.

 ============================================================================================

==========================================================================================================

O QUE VOCÊ GUARDA NO TEU CORAÇÃO


Texto Bíblico: 2 Cr 32.31b... Deus o desamparou, para tentá-lo, para saber tudo o que havia no seu coração.

 

I = DEUS SONDA A NOSSA SUBMISSÃO A ELE

·  Atravéz da nossa presteza ao Senhor – Tt 3.14

·  Atravéz da nossa vontade ao Senhor – Mt 7.21

·  Atravéz do nosso trabalho ao Senhor – I Co 15.58

II - DEUS SONDA A NOSSA FIDELIDADE A ELE

·  Quando servimos sem medir sacrifícios – Mt 16.24

· Quando servimos sem medir obstáculos – Lc 9.62

· Quando servimos sem medir oposições – Hb 12.3.

III = DEUS SONDA A NOSSA SANTIDADE A ELE

·  Pela nossa adoração expontanea – Sl 29.2

·  Pela nossa purificação praticada – I Co 5.7

·   Pela nossa humilhação demonstrada – I Pe 5.6

 ===============================================================================================


SAIA DO CATIVEIRO

Texto bíblico:

Lc 13.11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito  de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.

 

 

1. É PRECISO DESEJAR A LIBERTAÇÃO

·   Deus não nos quer sofrendo – Sl 25.18           

·  Deus não nos quer enfermos – Mt 4.23                          

·  Deus não nos quer oprimidos – At 10.38              

2. É PRECISO BUSCAR A LIBERTAÇÃO  

·   Vença todas as oposições – Is 41.13                  

·   Vença todas as resistencias – Tg 4.7                

·    Vença todas as dificuldades – Sl 107.28               

3. É PRECISO RECEBER A LIBERTAÇÃO

·   Crendo na compaixão divina – Lc 10.33                

·  Crendo na autoridade divina – Lc 5.24                

·  Crendo na assistência divina – I Pe 5.7            

==================================================================

     

SETE COISAS ABERTAS

1) Dt 15:8 = Mãos - benevolência

2) 2 Rs 6:17 = Olhos - visão-

3) Sl 40:6 = Ouvidos - audição

4) Sl 51:15 = Lábios - testemunho 

5) Dn 6:10 = Janelas - oração 

6) At 16:14 = Coração – p/ a mensagem  Deus

7) 2 Co 2:12 = Portas - para o serviço

=================================================================================